Parraxaxá uma aula sobre o nordeste
Parraxaxá é um restaurante de comida típica nordestina, dizer isto é pouco. É um dos melhores restaurantes regionais que já frequentei. O termo “parraxaxá” foi minha primeira curiosidade, perguntei ao garçom, tive a resposta e depois conferi no site do restaurante. No tempo do Lampião, para dar ânimo à tropa eles cantavam como hino de guerra: “para rachar já”, ou seja no linguajar do matuto “parraxaxá”. Este é o encanto da linguagem. O cuidado com o folclore é muito grande, desde o uniforme dos garçons e garçonetes até os utensílios de cozinha. Os móveis são rústicos e, na beira da mesa, há um cincerro para chamar o garçom! Sofisticado, não!!!!
O cardápio é variadíssimo, rigorosamente regional e muito gostoso, são 120 opções de pratos salgados como carne de sol, escondidinho de charque, paçoca, baião de dois, bode guisado, feijão verde, macaxeira frita e farofa matuta são apenas alguns dos pratos oferecidos. Deixei de lado o “pobrezinho do bode”, não me animei atentar contra bichinho tão dócil, bem como os pratos de peixes, pois prefiro vê-los nadando.
Claro que há um variado conjunto de saladas, mas isto deixo para os que gostam, prefiro pratos mais consistentes.
Como tentação final há um buffet de sobremesas, oferecido com bolos e doces regionais, tortas, cocadas e outras delícias. É impossível não experimentar o bolo de rolo, o pé de moleque, o bolo de milho ou ainda o tradicional bolo souza leão. Aqui cometi todos os pecados possíveis. As cocadas, o bolo de milho e o bolo souza leão quem resiste!
Funciona com café da manhã, almoço e janta.

Nenhum comentário:
Postar um comentário